terça-feira, 18 de agosto de 2009

Saber, querer e agir

Os dias consomem nossas forças. Abrir caminhos nos enfraquece. A vontade de conquistar a chegada é tanta que a ansiedade toma o coração. De olho na meta esquecemos quem está a nossa volta. Esquecemos daqueles que caminham conosco. Esquecer por falta da presença do outro pode ser justificável, mas esquecer por não querer ver o outro é "imperdoável". A cada dia estou mais convencido de que nós enchegamos apenas aquilo que queremos ver.

Ter a Visão do futuro é um modo de "querer" enxergar. Se possuo a visão por que não usá-la? muitos possuem visão, mas não usam, são como algumas empresas tem a visão no papel, mas não tentam aplicá-la na prática. Muitos conseguem a visão, tem a visão, mas não querem enchegar, se auto-enganam. Não querem perceber a realidade. É díficil enchegar, encarar de frente todos os nossos medos, mais fácil é dizer que não temos "medo" por que quando digo que não tenho estou dizendo que não preciso de enfrentar o meu medo, pelo simples fato dele não existir. Quando digo que "não tenho" medo estou dizendo que ele não é real em mim. Estou dizendo que o medo não é real. É assim que perdemos a visão, perdemos-a quando figimos que a realidade não existe. É um perder não-real. A visão está ali, porém não á utilizamos.

A verdade é que a visão é uma ferramenta. Que pode ser utilizada, negligênciada ou substituída, de fato a melhor das opções é a sua utilização. Saber utilizar as ferramentas básicas da vida não é o bastante. Querer usá-las não é o suficiente. Saber e querer precisa de uma amiga para funcionar, e o querer e saber só funciona quando encontram e trabalham com a ação.

Querer chegar ao topo, tampar os olhos e "ver" o que vai dar não é a melhor atitude. Substituir as ferramentas não leva a nada. Queira usar as ferramentas que você tem a disposição. Se há um caminho pronto, não preocure abrir um novo caminho. Se o caminho pronto "possui muitas voltas" não queira abrir um atalho, por que você vai empregar forças desnecessárias. Saiba aplicar o seu saber e o seu querer. Saber aplicar é muito importante, tanto quanto aplicar.

Para alcançar a sua visão cumpra a sua missão. Se não sabes qual a sua missão, o seu propósito, tente descobrir, tenho certeza que você tem um. Todos nós temos um propósito. Qual é o seu? O meu propósito como pessoa possui apenas uma palavra: Evolução. Ser melhor hoje do que fui ontem e ser melhor amanhã do que sou hoje é o meu propósito.

Assim como as organizações temos que criar nossa visão e a nossa missão. Trabalhe seus propósitos. Siga sua paixões. Só assim você conseguirá trilhar o seu caminho.

Nenhum comentário: