sábado, 5 de dezembro de 2009

Quem Pode Explicar o Verdadeiro Amor




Há tempos uma pergunta ressoa em minha mente. Questionamento cruel e que não me deixa se quer um só segundo. Há um sentimento de querer, um desejo inquestionável de reverberar para os quatro ventos, uma vontade de deixar que ecoe pelo ar a força do som que está intalado em minha garganta.


Quero expor minha maior dúdiva. Quero dizer que, tenho questionamentos e que questiono o por que de questionar. Não sei se isso é louvável ou se é sintomas de um fraco, contudo, sendo fraco ou forte quero que todos saibam...quero dar o saber da minha questão para que receba o saber da resposta.


Sem libertar o saber que está estagnado dentro do meu ser, não poderei apreender a resposta. Penso que muitos vivem essa triste realidade, não possuem a resposta por que não libertam o saber. Para receber a verdade primeiro deve-se dar o saber. O ato da entrega, é talvez o ato de maior humildade, pois ao entregar, há de fato, uma demostração de incapacidade ou até mesmo de fraqueza, uma vez que, o ato da entrega é sem dúvida, o ato do "ser vazio".


Ao entregar para receber, estamos dizendo com esta atitude que, estamos entregando o "saber vazio", ou seja, estamos declarando que não sabemos ou que não temos aquilo que queremos receber. Um exemplo muito bom é o de Cristo Jesus. Ao curar as pessoas, quando esteve aqui na terra em forma humana, o Senhor antes da cura perguntava "o que queres que eu te faça?", ou seja a pessoa que precisava de algo vinha a Jesus e lançava o seu "saber vazio". Ao ouvir o saber vazio do necessitado, o Senhor reforçava a idéia do saber vazio com a pergunta "o que queres?". Veja que a pessoa a ser beneficiada deve SABER o que quer, todavia é um saber vazio por que a pessoa sabe o que quer, mas não pode conquistar aquilo que ela sabe sozinha. Para conquistar é preciso a intervenção de um outro para lançar a resposta ou a solução. Quando o Senhor pergunta "O que queres?" Ele espera a pessoa lançar o saber vazio como "Quero enchegar Senhor!", depois do reforço do saber, que o meu saber não resolve, este saber que não resolvo se "transforma" em meu problema, e agora sim o Cristo dá a solução dizendo: "Vai a tua fé te curou".


Pode-se observar que o ato da fé, é um ato de humildade e total dependencia de um outro. Talvez seja por isso que sem fé é impossivel agradar a Deus, haja vista que, o efeito da incredulidade é o efeito que confirma, de uma certa forma, a confiança em nós mesmos. Não podemos confiar em nós, temos que confiar em Deus.


Isso nos mostra que, o que tenho a declarar é uma atitude de humildade e de fé. Pois sei que o meu saber não é capaz de saber aquilo que preciso. Quero entender.


Então com toda a humildade pergunto: "O que é o amor?"


Confesso que esta pergunta é muito díficil para mim, a doutrina do amor é algo que não o sei. Quero aprender o que é amar, quero aprender o que é o amor. Quero saber aquém amar. Quero mergulhar nos mistérios do amor.


Pode ser que você não entenda o por que eu não consiga compreender o amor. Olhe, sei bem que amor não é o que a maioria das pessoas pensam. O nosso maior erro é pensar que sabemos o próprio saber. A sociedade pensa que sabe amar, mas acredito que o amor que a sociedade possui é um amor muito fraco, feio e sem graça. Definitivamente isto não é amor.


Creio no amor do Cristo, do Crucificado, creio no amor do Filho de Deus que se humilhou, que preferiu ser chamado de "homem" para estar perto de nós. Eu creio no amor, mas explicar o Amor é díficil. Quem pode Explicar?


Nenhum comentário: