terça-feira, 13 de abril de 2010

Relacionamentos Superficiais

Escrevi este post para tentar ajudar alguns em seus relacionamentos.

É de espantar a quantidade de pessoas que entram em relacionamentos superficiais de má qualidade. Muitas pessoas não sabem escolher os seus próprios pares românticos. Não possuem critérios básicos para selecionar quem deverá ficar ao seu lado. Sem critério qualquer um passa a servi e nisso os piores pares são selecionados por que eles também não selecionam. A filosofia deles é “o que cair na rede é peixe“. São os chamados garanhões ou galinhas, no caso das meninas a terminologia seria outra. Talvez o único método de seleção deles seja o mais primitivo, que é o dá beleza física.

Muitas pessoas que querem um relacionamento sério se dão mal por que em suas listas de pré-requisito consta apenas uma exigência : que a pessoa seja “apenas bonita”. Isso não é critério inteligente. Com apenas essa “exigência” o outro, que também quer apenas um par bonito só pra “desfilar” a atrai e ai se estabelece mais um relacionamento superficial.

Relacionamento superficial é todo o relacionamento baseado no contexto exterior. É o relacionamento que vive de “baladas”, “rock”, “bebedices”, “sexo”, em fim tudo relacionado ao contato físico. Estes relacionamentos são superficiais por que só vive da aparência, nestes relacionamentos não há espaço para o conhecimento da alma do outro. A preocupação não é com o outro mas é com o “eu”. Preciso do outro bonito para dizer que ele é “meu”. É mais uma questão de status do que de relacionamento construtivo ou amor.

No relacionamento superficial não há espaço para aprofundamento no outro. O aprofundamento mais intenso que há nestes relacionamentos é o sexo. Mas toda pessoa sensata sabe que sexo não é tudo. Sexo se tem com qualquer pessoa. Então quando o seu momento mais intenso é o sexual significa que o seu relacionamento é puramente superficial.

Além disso quem honra a palavra sabe que o começo de um relacionamento não inclui a relação sexual. A Bíblia é bem clara que o sexo deve ser apenas dentro do casamento. Nem fora do casamento e nem antes do casamento, apenas dentro. Então quem inicia a vida sexual antes, de forma precoce vai levar esta conseqüência para o resto da vida.

Um dos maiores níveis de profundidade do amor é a capacidade da espera. Uma das qualidades do amor é a espera. São Paulo disse que o amor tudo espera. O Amor espera tudo. Espera até a hora certa para a iniciação sexual. O Pregador eclesiates disse que há tempo determinado para todas as coisas. Ou seja para todas as coisas, até para o sexo. E o tempo determinado para se iniciar a vida sexual é dentro do casamento.

Muitos casais se frustram por que iniciaram a vida sexual sem profundidade espiritual. E quem inicia a sexualidade sem espiritualidade vive uma vida superficial e em muitos casos artificial.

Nesta artificialidade começa o troca-troca de parceiro e a mulher ou o rapaz começa a ficar "rodado (a)" passando de mão em mão e na maioria dos casos com relação sexual e nunca encontrarão o parceiro certo, por que iniciaram errado. Quem inicia errado raramente encontra o certo.

Para achar um parceiro de qualidade deve-se estabelecer critérios. Quem usa critérios está demonstrando que deseja realmente achar um parceiro de qualidade. Quem estabelece critérios encontrará um parceiro que estabelece critérios também. Quem estabelece qualidade encontrará um outro que quer qualidade. Quem não está nem ai para os critérios encontrará outro par igualzinho a si mesmo.

Na verdade, nós atraímos aquilo que desejamos, se você não está feliz com o namorado (a) é sinal que você não utilizou critérios.

Para se utilizar critério não basta fazer uma lista de exigências no papel, é preciso criar uma consciência evolutiva. É preciso se valorar. É preciso evoluir espiritualmente. Relacionamento só é vivido em plenitude quando há algo de espiritual nele. Sexo só proporciona prazer pleno quando há algo de espiritual nele. A relação espiritualizada é uma relação que ultrapassa o superfulo e o superficial. A espiritualidade do namoro se encontra no prazer de conhecer a alma do outro. Para ter este tipo de relacionamento é necessário evolução de consciência espiritual.

Quem não adere essa evolução continuará a vivenciar relacionamentos superficiais e destrutivos, que só efetivará ressentimentos e frustrações no ser a longo prazo.

Que Deus possa iluminá-los em seus relacionamentos, que tudo o que vier a fazer possa ser para o seu crescimento e consequentemente para o melhor de todos que estiverem próximo a você.

Siga suas paixões!!

Tiago N. Vieira

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa ideia para ter um bom relacionamento!!!