sábado, 26 de junho de 2010

Você é feia pra caralho





Vou começar a postar alguns artigos comentando as músicas do cantor, compositor, escritor e filósofo Rogério Skylab.
A primeira é a música Você é Feia. A música inicia-se com uma afirmação: “Você é Feia”. Ao considerar a literalidade entenderemos que, a primeira vista fala-se na feiúra estética, isto é relacionada ao corpo.
Porém na segunda frase a música diz: “É pobre, mora na rua”. A pobreza, logicamente, está relacionada à falta de dinheiro e de posses materiais. Isto é, a pobreza é a feiúra financeira e econômica.
Na terceira construção a música diz: “Está com AIDS”, ou seja, é a feiúra biológica. A doença é a pobreza biológica, é a doença do organismo. A pobreza é a falta de alguma coisa. É viver em escassez. A doença é a falta de saúde. Logo, em certo sentido a AIDS é “doença”, então é pobreza.
Na quarta frase ele diz: “É perigosa”. É a pobreza moral e ética. Essa pobreza é ameaçadora. A feiúra ética ameaça a sociedade organizada.
Na quinta parte ele diz: “É paranóica, é porra louca”, ou seja, é a pobreza psicológica. É a pobreza da alma.
O restante da letra da música diz: “é feia pra caralho”. O que significa isso? Bem está evidente, o caralho é a junção de todas as feiúras. É o conjunto formado pela feiúra estética, financeira, econômica, moral, ética, biológica e psicológica.
O caralho é uma expressão de indignação diante de tamanha feiúra, diante de tamanha pobreza, diante de tamanho vazio existencial.
O Rogério fornece um conselho a este tipo de pessoa: “entra no banheiro, feche a porta, feche a basculante e ligue o gás”. O conselho que ele oferece é o suicídio, uma vez que diante de tamanha feiúra não há solução, a única solução é a morte.
A feiúra, de acordo com o padrão de beleza vigente em nossa sociedade, não acrescenta e não ofecece o que se que ver, pelo contrário, a feiúra é a falta de algo bom e belo. O homem não suporta a feiúra. O ser humano condena à feiúra a morte. Na verdade, a sociedade não quer a morte da essência da pessoa, mas, sim da feiúra que a pessoa “carrega”. Como não há possibilidade de matar a feiúra sem matar o feio, logo sacrifica-se a existência física, psicologia, biologia, econômica e espiritual do feio.
O que é a feiúra? A feiúra não consegue se manifestar no mundo como essência. Nós não podemos ver a feiúra em si andando por ai. A feiúra é um parasita. O ser humano é hospedeiro, que tem as “qualidades” necessárias para que a feiúra cresça, se desenvolva e se reproduza. Nunca iremos ver a feiúra se manifestar em essência. Logo, o ser humano é um hospedeiro de um parasita indesejável em sua existênci.

Neste ponto de vista, toda a sociedade é feia. A sociedade condena ela mesma. Como disse Jesus: "atira a primeira pedra quem não tem pecado", da mesma forma podemos dizer: "atira a primeira pedra que não carrega em si um parasita chamado feiúra". A sociedade condena a feiúra sendo ela mesma uma hospedaria para está feiúra. A sociedade rejeita no outro, o que ela não quer em si, como ela não pode livrar daquilo que se confunde com sua propria identidade, ela extermina no outro aquilo que ela queria exterminar em si mesmo. 
É a existência da pessoa que incomoda, não pelo simples existencial, mas pela carga que essa existência sustenta. Como a existência agrega a feiúra, e a feiúra existe por que é parasita, conclui-se que, como não há possibilidade de matar a feiúra sem matar o feio, é necessário que haja a morte da pessoa para a feiúra se extinguir.
A sociedade é assim, se pudesse mataria todo o tipo de feiúra a “seus olhos”. Como seria feio matar alguém só por que os meus olhos não se harmonizam como que é visto. A sociedade se considera muito linda então ela aconselha a feia: “Se mata”.
A morte é feiúra espiritual. Quando a feia busca a morte ela está em busca da completude de sua feiúra. Ela quer o complemento que falta para a sua feiúra ser completa e total. A Busca pela morte é a pobreza de espírito.
Está impressionado? A primeira vista parece que a música não diz nada, não é? Parece que o cara é doido, mas na realidade a letra diz muito, mesmo parecendo não dizer nada. A sociedade também é assim, ela diz muito, quando não diz nada. Ela diz muito quando se omite aos problemas da vida.
Poderiamos prolongar este artigo por longos parágrafos comentando a música, mas o tempo é pouco.
As feias deste mundo uma ótima notícia: "A sociedade quer sua morte, mas ainda bem que Jesus veio a este mundo e disse: “Eu vim para que tenham vida e vida com abundância”.".
O mundo achou Jesus feio. A Bíblia diz que nenhuma beleza via-se nele para que o desejássemos. Os quadros pintados com um Cristo europeu é, sem dúvida, a tentativa de “matar” o verdadeiro Cristo.
A Sociedade matou Jesus por que Ele veio para os feios deste mundo. Ele mesmo disse: “Eu não vim para os sãos, e sim para os doentes”. Você se lembra? Doença é pobreza.
Ele disse: “Eu vim trazer boas notícias aos pobres”.
A feiúra te matou? Ele diz: “Eu sou a Ressurreição e a vida. Quem crer em mim ainda que esteja morto viverá”.
Rogério tem toda razão, mas ainda bem que existe Jesus.

Nenhum comentário: