sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Final de Ano




Mais um ano se finda! Quantas coisas aconteceram ao redor do mundo, em nosso país, em nosso estado, em nossa cidade, em nossa casa! Quantas alegrias em todo esse tempo nos rodearam e nós sentimos a felicidade da vida em nós, vibrando e prometendo tantas coisas boas e belas! E a vida prosseguiu seu ritmo em meio a tantas esperanças! Os acontecimentos menos gratos deixaram-nos um sinal de tristeza, mas a superação desses males fez-nos olhar para o alto, lembrando-nos de que Deus, nosso Pai querido e bondoso, estava e permanece conosco em todas e qualquer ocasião! Terminando este ano, nossos sentimentos são de alegria e compromisso, por tudo o que Deus nos proporcionou.


O que passou, passou e não volta mais, apenas restam a conseqüências. O que foi bom e proveitoso nos trará benefícios, se soubermos reconhecê-lo e usufruí-lo com coerência. Nem sempre conhecemos o resultado de nossas ações, mas sabemos que o bem gera o bem e o mal gera o mal. Então, o que escolhemos? Ninguém deseja sair prejudicado de seus empreendimentos! Cada qual tem suas razões para viver e aspira pela realização de seus desejos. O que importa é saber se aquilo que desejamos é possível, proveitoso ou prejudicial!



É importante que ao final do ano, façamos um retrocesso de nossa caminhada, e verifiquemos como passamos os 365 dias. Precisamos dar-nos um tempo para recolher-nos em nosso interior, a fim de verificar como aproveitamos as oportunidades que nos foram oferecidas, para fazer o bem a nós mesmos, às pessoas que nos rodeiam e ao próximo que necessitado de ajuda, bate a nossa porta.



Temos necessidade de verificar como estamos diante de Deus; das pessoas que fazem parte de nossa família; daquelas com as quais nos relacionamos externamente; com as que nos encontramos esporadicamente. Embora sejamos membros de uma família específica, fazemos parte da família humana. Todas as pessoas, conhecidas ou não, merecem nosso respeito, pois também elas têm a mesma origem e a mesma finalidade: somos todos filhos de Deus, fomos criados a sua imagem e semelhança, sendo destinados à vida eterna no céu.



O ano de 2010 chegou ao final. Quantas pessoas festejaram sua chegada; vivenciaram alegrias e tristezas, partilharam vivências, sofreram com quem sofre, sobreviveram aos infortúnios da vida. Começam agora este novo ano, na esperança de que tudo se realize da melhor maneira possível.

Jesus veio morar entre nós, há 2010 anos, trazendo para a humanidade amor e esperança. Ele deu-nos inúmeros exemplos de bondade. Fez-nos exortações que ficaram registradas na Sagrada Escritura; deu-nos a maior prova de amor morrendo pregado na cruz, sendo a mais inocente de todas as criaturas. Por sua morte ele deu-nos vida!



Neste ano refletimos sobre as peripécias do profeta Jonas, descritas no livro da Escritura Sagrada. Aprendemos com ele a voltar nossos olhares para dentro de nós mesmos, a fim de examinar nossa conduta, em confronto conosco mesmos. E, temos aprendido com Jonas que, uma vez descobertas as nossas falhas, resta-nos tomar uma atitude que nos leve a reconhecê-las e retornar ao caminho reto, que nos leva de volta para o Pai.



Agora, uma vez renovados e cheios de confiança, podemos saudar 2011 que vem chegando, e agradecer a Deus por tudo de bom que vivenciamos em 2010 e seguir em frente confiando na graça que ele nos oferece no dia-a-dia. ! Feliz e abençoado Ano 2011!

Nenhum comentário: