sexta-feira, 30 de março de 2012

Ler, Ouvir e Guardar para ser Feliz



"Bem aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo" Apocalipse 1.3

Neste trimestre que se iniciará iremos estudar uns dos livros mais fascinantes das Sagradas Escrituras o Apocalipse. Deus nos revelará a cada domingo mensagens edificantes e esclarecedora acerca das coisas que aconteceram, que estão acontecendo e das que estão para acontecer.

O texto de Apocalipse nos diz: "Bem aventurado aquele que lê". É feliz que lê a Palavra de Deus. O Apocalipse é revelação de Deus para a sua Igreja e feliz é aquele que lê. Mas o texto não para em somente lê. Ainda diz que "e os que ouvem as palavras desta profecia". Não adianta muita coisa apenas ler, é preciso ouvir as palavras da profecia. O apocalipse nos traz revelações proféticas e é preciso que ouçamos. Ouvir não é o mesmo que escutar. Ouvir é dar crédito, é valorizar aquilo que estar sendo ouvido, é dar importância e valor devido aquilo que está sendo transmitido. Quando conseguimos dar a devida importância fica fácil guardar em nosso coração por isso está escrito: "e guardam as coisas que nela estão escritas". O que está escrito nestas profecias? As coisas que brevemente irão acontecer. 

O texto de Apocalipse 1.3 nos fornece três verbos importantíssimos, são eles: Ler, Ouvir e Guardar. Por que é importante cumprir estes três imperativos? "porque o tempo está próximo". Que tempo é este que se aproxima? é o tempo do fim. O que chamamos de final dos tempos. O final dos tempos não é o fim de tudo, pelo contrário é o começo de uma nova fase em que a terra irá passar. E é importante que os servos de Deus leiam, ouçam e guardem as palavras desta profecia. Esta profecia é a Revelação de Nosso Senhor Jesus Cristo a sua Igreja. O salmista nos diz:
"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite." Salmos 1:1-2
O homem feliz é aquele que medita, medita em que? na Lei do Senhor. Para meditar na Lei é preciso que se leia a Lei. Essa leitura não deve ser casual mas sim metódica e progressiva, ela deve acontecer "de dia e de noite". Esta progressão deve ser para evolução e desenvolvimento do conhecimento de Deus.  Quando o homem se propõe a isto ele se torna mais temente a Deus e começa a valorizar "as coisas do Alto". "Quem deu crédito a nossa pregação?" Que pergunta confrontadora, só deu crédito a pregação do Evangelho quem se propôs a ouvir. "Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as Igrejas". Este convite a ouvir o que o Espírito diz é perfeito, pois no livro das revelações ele aparece 7 vezes uma para cada igreja da Ásia. Como o 7 é o número da perfeição então Deus nos convidou com perfeição a ouvir o que o Espírito diz. Agora como já ouvimos reta-nos guardar esta Palavra. como diz o Salmista: 
"Guardei a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." Salmos 119:11 
É preciso guardar a palavra. sendo assim com ela guardada em nosso coração será mais fácil discernir os fins dos tempo, por que o tempo já está próximo. Quem tem ouvidos ouça. 

Nenhum comentário: