terça-feira, 17 de abril de 2012

Tenho contra ti apenas uma coisa!





Éfeso era uma cidade portuária. Parada obrigatoria para quem quisesse se aventurar pelas terras da província da Asia. Habitada por aproximadamente 500 mil pessoas, possuia um Templo monumental dedicado a deusa Diana. Considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo este templo equivalia a dois estádios de futebo. Veja como era grande este templo.

A cultura de Éfeso estava contaminada pelo pecado. Os costumes eram pervertido, mesmo assim, Éfeso foi desejado pelo Senhor que pareceu bem aos seus olhos formar uma igreja ali. Para isso enviou o Apostolo Paulo para que chegasse naquela cidade em sua segunda viagem missionária. Paulo edificou uma igreja que seria considerada como uma das igrejas mais bem doutrinadas dos tempos biblicos. Paulo edificou mas não ficou continuou sua missão, no entanto passou-se o tempo e o Apostolo desbravador volta a cidade desejada e fica por lá por cerca de três anos. Durante este tempo aquela igreja aprendeu muito com Paulo. A igreja de éfeso foi muito privilegiada pois teve, além de Paulo, como pastor a Timoteo e João. Éfeso doutorou-se em divindade, pois teve execelentes mestres que os guiaram pelos caminhos puros da sã doutrina.

A igreja foi formada em amor e para o Amor. Aquela igreja era amada por Deus e sabia amar. Havia ali uma comunhão sem igual. Todos estavam pregando João 3.16 "Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único filho para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna." Tal pregação foi tão forte e obteve um resultado tão poderoso que em pouco tempo o fogo pentecostal da pregação do amor chegou a outros arraias da Ásia. Como o vento sobre para onde quer o Espírito Santo soprou de Éfeso o evangelho do Amor para o interior da Ásia. Assim o fogo de Deus se alastrou e chegou a inimagináveis lugares pelo poder da Palavra.

O bem que Éfeso possuia era o amor. Como sabemos disso? é só lermos a carta de Paulo aos Éfesios. Se atentarmos a mensagem veremos que aquela Igreja vivia nas regiões celestiais. Aquela Igreja buscava as coisas do alto. Era uma igreja que possuía um ideal de vida. Que acreditava naquilo que pregava e pregava aquilo que acreditava. Era uma igreja que vivia na verdade. Aquela igreja era fiel, paciente, perseverante, sofredora.

Esta igreja foi atacada, não pelo mundo, mas obteve um ataque externo, no qual não percebemos aos olhos nu. Com medo de perder sua fidelidade Éfeso perdeu foi o seu amor. Éfeso trabalhava mas não amava. Podemos dizer que eles amavam a obra de Deus mas não o Deus da obra.

Éfeso era uma Igreja quase perfeita, Deus disse apenas isso para ela: "Tenho contra ti que deixastes o teu primeiro amor". A carta aconselha a Igreja a voltar as primeiras obras. Lembrar onde caiu é importante não para ficar com remorso mas sim para o arrependimento. Temos que saber onde estamos para saber se é preciso voltar. É preciso saber para onde estamos para sabermos se estamos no caminho certo.

Apenas uma coisa fez com que Éfeso não recebesse 100% de aprovação da parte de Deus.

Nenhum comentário: