sexta-feira, 1 de junho de 2012

Oportunidades e escolhas

 

A vida tem multiplas oportunidades. O caminho a seguir é uma escolha. Toda escolha implica em um processo de seleção. Toda seleção implica em estabelecimento de critérios. Oportunidades são portas. A escolha é uma porta. Não podemos passar por várias portas ao mesmo tempo. Quando escolho uma desisto de muitas outras.

Escolher é uma tarefa díficil, pois ao mesmo tempo tem-se no processo da escolha a seleção e a eliminação. Quando seleciono estou ao mesmo tempo eliminando, tendo isso em vista concluimos que é preciso sabedoria para as escolhas da vida.

Saber escolher é mais importante do que ter as oportunidades, disso concluimos que SABER é melhor que TER. Podemos ter um equipamento, mas se não soubermos usá-lo não irá adiantar muita coisa. Posso TER um violão e não SABER usá-lo. Isso não adianta muita coisa. É mais prudente primeiramente SABER dirigir para depois TER um carro. O saber antes do ter irá proporcionar uma atitude madura na seleção. 

Os saberes necessários para a seleção é primeiramente o da DIFERENCIAÇÃO. Para escolher bem é preciso SABER DIFERENCIAR.

Como posso saber diferenciar?
Pois bem, imagine que você entre em uma loja de departamento e quer comprar alguma coisa. Só pelo fato de você entrar na loja as suas possibilidades foram delimitadas aos produtos que eram vendidos dentro da loja. A primeira seleção foi a escolha da loja que você quer comprar. Mas o que comprar? Você não pode comprar tudo que tem na loja. Os recursos são limitados e as possibilidades são muitas. O que fazer diante disso? escolher o que você NECESSITA ou DESEJA. Diagamos que DESEJO um aparelho de DVD. Ao escolher comprar um tocador de DVD eliminei milhares de outros produtos, porém o precesso de seleção não terminou. Existem diversos tipos de DVD's de várias marcas modelos e tamanho e preços diferentes. O critérios escolhido por você, digamos que é o preço. Você quer um DVD no valor de R$ 200,00. Imagine agora quem nessa faixa de preço exista 3 marcas de DVD's a A, B e a C. Como Oportunidades você têm 3 marcas de DVD. Pelo preço você já eliminou inumeras outras marcas e preços. Destas 3 marcas tenho que selecionar uma só. O que devo fazer? Achar um outro critério de seleção. Qual seria? bem imagine que você queira um com Karaoke, das três opções só uma possui, que é a marca B. Sendo assim desisti de duas oportunidades para ficar com uma. 

Tendo um olhar panorâmico descubriremos que desistimos de milhares de oportunidades para selecionar uma. Compreende? Toda a nossa vida é baseada em escolhas. Não importa o que aconteça. Não tem como mudar, sempre estaremos escolhendo e rejeitando alguma coisa ao mesmo tempo. Sempre que houver oportunidades haverá um processo de escolha. Quando uma porta se abre muitas outras se fecham.

1) O que você está escolhendo? 
2) Quais são os seus critérios de seleção para as escolhas que você tem feito para a sua vida? 
3) Você já pensou que quando escolhe algo rejeita milhares de outras coisas?
4) As suas escolhas determinam o seu futuro. 
5) Adquira pois a sabedoria.

De tudo o que você escolher, escolha  com sabedoria.

Nenhum comentário: