sexta-feira, 31 de agosto de 2012

LEITURA: ARTE E ATIVIDADE


Quem me conhece sabe. Minha paixão é aprender. Na maioria das vezes acostumo aprender lendo. Leio muito, mas só ler não é tudo. É preciso ler bem. Existem alguns livros que não consigo compreendê-los. Ouvindo o programa semanal do professor Olavo de Carvalho “descobrir” que o Livro “How to read a book” de Mortimer J. Adler poderia me ajudar muito, porém não consegui achar um nenhum exemplar disponível para vendas na internet. Descobri que este livro já havia sido lançado no Brasil pela editora Agir em 1952, porém não consegui achar um exemplar. Quando entrei na Livraria Cultura consegui achar a versão original em inglês comprei imediatamente. Após a compra consegui o livro publicado pela editora agir em português, porém todo escaniado, e logo após, sem querer, descobri que a editora é realizações estava relançando o livro sob o título “Como ler livros” não tive dúvidas tive que comprar...

Agora que tenho essa preciosidade estou estudando com afinco. Já indiquei o livro para alguns porém eles não o levaram muito a sério. Que pena. Realmente, esse livro não é para qualquer um o próprio Mortimer diz que o livro é para “as pessoas que desejam crescer intelectualmente enquanto leem.”

No livro o autor diz que os meios de comunicações modernos nos afastaram da leitura e da arte. Ele não diz que a evolução dos meios de comunicação é ruim, porém deixa uma lacuna em relação a leitura e o entendimento das artes. Temos acesso a muitos fatos mas não necessariamente ao entendimento desses fatos.

Toda a Leitura tem que ser ativa. Tanto mais ativa tanto melhor. Quanto mais o leitor exigir de si próprio e do texto que estiver lendo, tanto melhor ele será. A arte de ler é a tecnica de apanhar qualquer tipo de comunicação. A comunicação eficaz ocorre quando aquilo que o escritor quer que seja recebido de fato o seja pelo leitor. A tecnica do escritor e a tecnica do leitor convergem para um objetivo comum.

Objetivos da leitura: Ler para se informar e ler para entender. A leitura ativa é o processo por meio do qual a mente se eleva pro conta própria.

Nenhum comentário: