terça-feira, 13 de novembro de 2012

01 - Série Comentário Bíblico - Carta de Judas

 

Apresento abaixo um pequeno comentário de alguns versos da Carta de Judas. Utilize-o devocionalmente para o elevo de sua alma, para o crescimento do seu ministério. Que o Deus de paz e sabedoria possa te iluminar ao ler estes versos.


Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo:
É interessante observarmos que judas se apresenta como SERVO. Servo de quem? De Jesus Cristo. A função do servo é servir. Judas se apresenta como um servidor. Irmão de Tiago. Judas, mesmo sendo irmão carnal de Jesus, se coloca como servo. Considera apenas o sangue de Tiago correndo em suas veias. Com esta atitude ele nos diz que ele não era digno de ser chamado irmão de Jesus. Em relação a Cristo ele era apenas um servo.
Para quem ele escreve? Escreve ao chamados. Todos nós recebemos uma chamada. Fomos chamados para glorificarmos o Pai. Ele escreve para os santificados em Deus Pai. Os santificados são aqueles que estão no processo de separação do mundo e achegamento a Deus. Para que possamos estar em Cristo é preciso que ele nos conserve. Em Cristo nós somos conservados e preservados do mal e do maligno.

Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados. Contra os falsos mestres
O que é misericórdia? Misericórdia é a bondade de Deus manifestada ao ser humano NÃO dando aquilo que mereciamos.
Nós merecíamos coisas ruins, mas o apelo de Judas é que a misericórdia de Deus seja multiplicada.
Não só a misericórdia mas também a paz e o amor. Nós não merecíamos a paz e o amor, mas mesmo assim ele nos concedeu, a isso denominamos de GRAÇA.

Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
Foi necessário que Judas escrevesse sobre a batalha pela fé. Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quando falamos em santos obrigatoriamente falamos a respeito da fé.

Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. 
Judas diz que homens impios se introduziram na Igreja de Deus, a fim de negar o próprio Deus. 

Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram;
E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;
Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.
A  fornicação é a relação sexual entre solteiros. Hoje em dia, não é diferente dos tempos de Sodoma e Gomorra e nem dos tempos de Judas, pessoas solteiras estão se entregando a fornicação pensando que isso é normal. Infelizmente, até mesmo, cristãos estão na tal prática. Sei que uma coisa é você pecar uma vez e abandonar o erro, outra coisa é você continuar na prática do pecado conscientemente. Isso se denomina de entregar-se a fornicação.
As pessoas estão se entregando a paixões infames. Estão se perdendo de si e se entregando a devassidão deste mundo. Buscam a Igreja para cumprir um ritual religioso, mas na prática não se esforçam para deixar o pecado e na verdade nem o querem deixar. Para este tipo de gente está, segundo Judas, preparado a pena do fogo eterno.


E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades.
Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.
Ao ler este texto temo muito, por que Miguel não OUSOU a pronunciar palavra, juízo de maldição contra o Diabo. Muitos dizem que temos que ousar. Muitos dizem que pisam na cabeça do Diabo, que fazem e acontecem, mas até que ponto isso é verdadeiro, correto e honesto. Se o próprio Miguel não o fez será que realmente a maldiçoar o Diago é um procedimento que Deus aprova?

 
Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem.
Como podemos falar mal daquilo que não conhecemos e de quem não conhecemos? mas isso é comum. Muitos possuem opnião daquilo que não sabem e nem dominam a respeito da política, religião, vida pessoal do próximo. Em fim falam mal mas não conhecem nada o que eles estão falando.

Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré. 
Pessoas que difamam o próximo entraram pelo caminho de Caim. Caminho da Traição.


Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas
Essas pessoas são enganadoras. São levadas pelos ventos. Não tem forças, não tem conteúdo. São vazias em si. Não tem raiz. 

Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.
E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele. 
As pessoas acham que Jesus é um bobão. Que todos podem fazer e falar tudo o que quiserem dele e ele não cobrará essas palavras. Se não é bom que amaldiçoemos o Diabo agora imagine a Deus. Não siga o conselho da mulher de Jó.
Jesus virá com os seus santos para julgar o ímpios. Quando se fala nisso muitos ignoram. Acham que ele não fará isso. Mas chegará a hora do acerto de contas.


Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse. 
Essas pessoas não são leais nem fiéis. São arrogantes. Andam segundo o seus pecados e não segundo Deus. São escravas de suas próprias vontades.

 
Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo;
Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. 
Isso já está acontecendo. As pessoas buscam subterfúgios para viverem na "Igreja" acompanhadas de seus pecados pessoais e coletivos.

Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito
Eles são perigosos, sedutores, falsos. São divisores e todo divisor trabalha para o diabo.

Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, 
Nosso dever é de edificar a nós mesmos. Não devemos esperar por outro. É necessário a autoedificação.

Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. 
Os falsos profetas gostam de trabalhar o "novo", o revolucionário. Mas é tudo conversa fiada. Nós temos que ser conservadores. Deus nos chamou para conservarmos o bom depósito que há em nós. Conservarmo-nos no amor de Deus. 

E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento; 
Devemos ter piedade de alguns. Observe que é de alguns e não de todos. Para isso devemos de usar o discernimento espiritual. Você não tem? Então peça a Deus.

E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne. 
Nosso dever é de salvar ALGUNS. Noé não conseguiu salvar todos. Mas devemos de fazer TODO esforço para salvar aqueles que estão sendo queimados ou que estão morrendo intoxicados no incendio do mundo. O mundo está pegando fogo, temos que posicionar nossas escadas entrar no mundo e salvar aqueles que pudermos. Entremos no mundo e arrebatemos aqueles que ão de ser salvos.

Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,
Você já tropeçou? Eu já. Tropecei e cai. Mas estou debaixo da promessa Ele nos guarda do tropeço e da queda. Quando ele permite você de tropeçar não é para a queda fatal, pelo contrário e para evitar a queda fatal. Ele te quer tanto que faz você cair, para dar tempo de se recuperar em tempo hábil.


Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém. 
Ele é SÁBIO, SALVADOR, GLORIOSO, MAJESTOSO para todo o sempre. Ao nosso Deus seja O DOMINIO, PODER E GLÓRIA. AMÉM...........

Comentado por Tiago Vieira

Nenhum comentário: