segunda-feira, 8 de abril de 2013

MODELOS DE GESTÃO - CONTEXTUALIZAÇÃO


Para que possamos compreender de que forma se dá a contextualização dos modelos de gestão devemos analisar a contribuição das diferentes escolas administrativas, com base em sua abordagem sociopolítico-econômica, apresentando ainda as bases filosóficas e o contexto histórico em que surgiram os primeiros modelos de gestão sintematicamente formulados. 

Há duas dimensões que se encontram presentes em qualquer modelo de gestão: a forma e a função. A palavra modelo conduz a molde, forma, e, embora utilizada em diferentes contextos e significados diferenciados, leva-nos a ideia de organização. Modelo é aquilo que serve de exemplo ou norma em determinada situação. Neste sentido, em tudo que fazemos seguimos modelos. A existência do modelo indica a predominância da forma sobre os desejos, intenções, motivos, FUNÇÕES, e objetivos, os quais tendem a ficar subordinados à modelagem adotada. Deste modo o modelo não trabalha para um objetivo, mas sim para manter uma forma. Porém os modelos de gestão englobam forma e função. Na perspectiva estrutural, a enfase reside na forma. Na perspectiva integrativa a enfase dominante passa a ser com a função. 

Os modelos de gestão devem facilitar o alcance de níveis elevados de eficiência, eficácia e efetividade. Uma atividade eficiente é aquela que é bem feita. Uma atividade eficaz é aquela que produz resultados relevantes.

Para a gestão funcionar é necessário conhecer a história desses modelos podendo assim entender os possíveis caminhos a se trilhar.


Nenhum comentário: